Problemas com Processamento Emlid Reach M+

Boa Tarde,

Adquiri recentemente um Kit PPK, estou tendo algumas dificuldades para entender o processamento. Efetuei um mapeamento dia 21/01/2020, tentei fazer o processamento e não obtive bons resultados. Hoje tentei novamente seguindo o tutorial do site e deu resultado FIXO, porém esta com algum problema para abrir a “Solution - 2”, tentei com excel também e não aparece as coordenadas conforme ja havia feito antes.

Com isso ficou varias duvidas sobre os parâmetros e também como terei confiança nos dados apresentados.
Testei outros softwares para verificar os resultados e não foram os mesmos.
estou enviando as imagens e um link com os arquivos para que possam avaliar.

Obrigado.

PastedImage-1

1 Like

Pelo que entendi, antes de utilizar as configurações recomendadas na documentação da EMLID, não funcionou. Depois com as configurações recomendadas, funcionou…

porém esta com algum problema para abrir a “Solution - 2”

Não entendi esta parte, o que você chamou de solution 2 que não conseguiu abrir?

1 Like

Não, ja havia feito com as configurações recomendadas e não havia fixado tudo. mas de qualquer forma ainda não estou confiando muito neste fixo, pois inseri no agisoft e não deu precisão baixa como esperado.
sobre a “solution-2” é o arquivo (_events.pos), ele foi criado, mas não abriu.
se puder dê uma olhada nos arquivos do link, talvez esteja fazendo algum passo errado.
Link: Dropbox - Dados Brutos.rar - Simplify your life

veja este havia aberto o arquivo _events.pos

Siga esse video tutorial.

Dependendo da forma que você fez seu voo e se não fizer correções de atitude da plataforma, e outras , a sua precisão de 3~5cm vira 15~20cm facilmente

Fornecemos software para processamento e geotag.

1 Like

Eu processei os três, veja

Voo 1

Voo 2

Voo 3

Em todos consegui obter o arquivo de eventos “…_events.pos”.

Sobre o voo ficar com solução Q=2 (float) recomendo mais atenção no momento da decolagem para: evitar se aproximar da antena do Reach.
Vi que em todos os três voos você ficou um tempo estático antes da decolagem, está correto neste procedimento.

@tiedtke obrigado pelo vídeo!

Quais parâmetros utilizou ? o seu primeiro e o segundo não fixou, os que enviei havia fixado…

image image
image

vou fazer desta forma com o voo 3 que fixou e ver o resultado no agisoft se vai dar abaixo de 2cm. Obrigado

@diogobgouvea seus resultados em programas de processamento de imagens não dependem só de estar fixo! Como o @tiedtke mencionou acima, depende da correção da antena em relação a câmera, se foi considerado a inclinação e a distância dela para o centro da câmera.

A Guandalini Equipamentos Topográficos desenvolveu um software que aplica estas correções.

Obrigado

pois é, o software da Guandalini não possui versão de teste. complicado investir um valor alto e talvez não atender as expectativas. Ja não sei se valeu a pena investir nesse kit porque os resultados não foram como esperado. vejo pessoal chegando a 2 cm sem GCPs e como você mesmo viu este voo 3 deu fixo no rtkpost, mas quando importo para o agisoft ele apresenta erro na casa de metros, mesmo sem as correções que você mencionou acho que não deveria ser nessa grandeza. vou tentar outro teste.

Se puder compartilhar fotos do seu sistema e de todas configurações utilizadas talvez possa ajudar mais!

legal,

coloquei os 3 voos em nuvem, mas se quiser pode baixar só os arquivos do 3º para não pesar, ele é bem menor, apenas 79 fotos.

Link: Microsoft OneDrive - Access files anywhere. Create docs with free Office Online.

As fotos que eu disse era da montagem, não do projeto…

Bom dia @joao.reberte, não entendi. você quer a foto do agisoft ?

Não Diogo, desculpe-me por expressar mal…
Quando disse projeto, é da sua montagem, do seu drone, para entender o quanto isto pode estar influenciando na precisão.

ah sim, segue fotos !!

@joao.reberte olha o erro do voo 3 no agisoft.

Bom @diogobgouvea, seria interessante compartilhar uma tela dos erros em cada eixo no software, eu acredito que esse erro maior deva ser em Z, quando geralmente para X e Y o erro fica bem baixo.

vou fazer desta forma com o voo 3 que fixou e ver o resultado no agisoft se vai dar abaixo de 2cm. Obrigado

Sobre o que disse para dar abaixo de 2cm, acredito que não conseguirá este resultado com essa montagem sem corrigir a inclinação do drone.

Uma outra observação, qual é a ‘precisão’ que você poe no seu software de processamento de imagem para a coordenada das imagens? Visto que você não corrige a inclinação do drone no seu processamento?

Além disto, qual é a altura da sua antena, qual é a antena utilizada? Tudo isto pode sim influenciar no processamento!

pois é, o software da Guandalini não possui versão de teste. complicado investir um valor alto e talvez não atender as expectativas. Ja não sei se valeu a pena investir nesse kit porque os resultados não foram como esperado. vejo pessoal chegando a 2 cm sem GCPs e como você mesmo viu este voo 3 deu fixo no rtkpost, mas quando importo para o agisoft ele apresenta erro na casa de metros, mesmo sem as correções que você mencionou acho que não deveria ser nessa grandeza. vou tentar outro teste.

A Guandalini possui mais de 60 kits PPK vendidos e funcionando.