Pós processamento - Posicionamento relativo semicinemático (stop and go) (ou PPK)

Olá,

Como seria o procedimento para fazer o processamento por esse método?

Fiz da seguinte forma:

  1. Deixei minha base (l1/l2 epoch) por aproximadamente 6 horas.

  2. enquanto a base media, eu liguei os Logs e fiz o caminhamento dos pontos

Teste de pós processamento:

  1. fiz primeiramente a conversão do meu arquivo UBX em “obs e nav” no rtkconv (O RESULTADO ESTÁ NA PASTA ROVER CONVERTIDO)
  2. Fiz o pos processamento no rtkpost ( resultado está na pasta “resultado-rtkpost”)

Quando vou visualizar os “pontos” eles estão deslocados, e estão bem ao lado da base, mesmo sendo coletados a 30 metros dela. PNG era para os pontos estar no “ponto” azul e não próximo a base.

Segui a risca esse tutorial:


OBSERVAÇÕES:

  1. fiz o pós processamento da base por PPP do IBGE.

  2. eu utilizei o software (PPK point extractor software) para separar as “leituras”, uma vez que peguei os pontos pelo survey e tenho o inicio e fim de cada.

Utilizei o M+ para fazer tal teste.

Obrigado!

LINK COM OS ARQUIVOS: https://drive.google.com/drive/folders/1lMZRv64AY2Gxf7bbBPmzbZ3FQUuPSRft?usp=sharing

Oi André Gasparin,

Analisando o resultado de seu processamento, ao verificar o arquivo .pos, notei que o seu ponto ficou autônomo (Q=5), ou seja, não houve correção. Processei seu arquivo da base no PPP e realizei o pós do rover utilizando o RTKPOST. E processou corretamente, vou te enviar imagens de como eu configurei o RTKPOST. E a baixo eu inseri tanto o ponto da base quanto o do rover no Google Earth Pro, e aparentemente bate com o local certo descrito por você.

Imagens da configuração do RTKPOST:
image
image

Pontos no Google Earth Pro:

Gabriel, obrigado por todo esse tempo que você utilizou.

Fiz a alteração de acordo com as suas configs e TCHANAM !

Muito obrigado, eu só tenho uma dúvida, apenas 1 dos pontos teve 87% “Q1”, ou seja, nenhum deles fixou, certo?

Para utilizar esse método, você costuma ficar quanto tempo no 1 ponto até que fixe e você comece o caminhamento? (pelo meu teste o ponto fixou com 8min aproximadamente)

No caso de coletar em “logs” separados, qual o tempo indicado para que eu fixe um ponto avulso.

Olá André,
Sobre 87% Q=1: No começo do processamento é normal que as ambiguidades não estejam resolvidas então o Q é diferente de 1. Assim que são resolvidas, o Q fica =1.

A respeito do tempo antes de começar o caminhamento, é uma variável difícil pois depende muito do ambiente e distância da base. Se está próximo a base e em um local aberto, este tempo fica inferior a 5 minutos.
Você deve tomar cuidado se passar em locais que terá obstruções nos sinais dos satélites, pois isto causa a perda de ciclo e a solução fixa pode ser perdida.

1 Like

This topic was automatically closed after 100 days. New replies are no longer allowed.