RTKPOST - Iniciando

Bom dia,

Quero iniciar alguns tópicos a respeito do RTKPOST, para entender melhor o funcionamento do Software e seus parâmetros de processamento.

Inicialmente gostaria de saber se há influência da localização dos arquivos, por exemplo, se eu tenho os arquivos (base e rover) em um servidor de acesso pela rede, e executo o programa em outro computador. Já percebi que há aumento no tempo de processamento. Mas pode haver influência nos resultados?

O ideal é ter todos os arquivos na mesma pasta? Base, Rover, Resultados…?

Outra questão, é quanto ao uso das efemérides, quando realmente fará a diferença usar ou não?

Bom dia!

Como o processamento depende dos dados que o senhor obteve em campo, o local onde o programa vai buscá-lo não interfere nos resultados. Ou seja, mais importa a qualidade do arquivo bruto que o senhor coletou em campo que o local de armazenamento deste arquivo.

Porém, se eles estiverem na mesma pasta, no mesmo disco rígido, consequentemente o processamento será mais rápido, pois o RTKPOST não precisará ficar navegando entre diferentes locais de armazenamento para buscar os arquivos a serem processados.

As efemérides finais, que são mais acuradas, são disponibilizadas em média 15 dias após os dados brutos. Porém, com o uso do próprio dado bruto das estações de base já se consegue uma precisão centimétrica (milimétrica com maior acúmulo de dados e tamanho da linha de base) que atende as necessidades de uso, mesmo no caso do Georreferenciamento de Imóveis Rurais no INCRA, falando do Brasil, especificamente.

Ou seja, a não ser que precise de alta qualidade final de processamento e resultados mais finos, as efemérides se tornam opcionais.

Complementando, quando os arquivos, no seu caso, estão em locais de rede, a taxa de transferência é menor, esta taxa limita a velocidade de processamento do RTKLIB. Porém isto será percebido em arquivos grandes, quando for arquivos pequenos, não deverá notar essa diferença!

This topic was automatically closed after 100 days. New replies are no longer allowed.