Georreferenciamento de Imóveis Rurais (Incra/Sigef) utilizando Reach RS+

Boa noite pessoal, algum dos colegas já utilizou o Reach RS+ para Georreferenciamento, seguindo a 3ª norma do Incra? É possível utilizar este equipamento?
Se alguém puder me orientar, agradeço.
Obrigado.

Olá @rsurveyor1, é possível sim! Ele atende as normas definidas pelo Incra! Porém atenção, por ser um receptor de simples frequência, o limite para linha de base é de 20km.
Eu recomendaria a utilização de um RS2 na base, que é multifrequência (L1/L2/L5) e não terá problemas com o comprimento da linha de base e utilizar um RS+ de rover.

1 Like

Olá João, grato pela sua pronta resposta.
A área que eu vou levantar e certificar é relativamente pequena (16 ha), e possui apenas 4 vértices (é um retângulo mesmo, 800 x 200 m).
Porém ela possui um trecho com mata fechada, e acredito que terei problema com qualquer receptor que utilizar.
O meu questionamento era mesmo se poderia utilizar um receptor L1 para realizar a certificação, levando em conta as limitações do aparelho.
Devo utilizar alguma configuração específica para certificação? Estou lendo os manuais do SIGEF e do INCRA, mas como é minha primeira certificação, estou com muitas dúvidas.
O RS2 por enquanto é só um sonho de consumo, até porque tenho que pagar o RS+ :grin:
Grato pela ajuda e forte abraço.

O manual de georreferenciamento, pede os desvios padrões de cada ponto para as coordenadas LATITUDE, LONGITUDE e ALTURA (LLH).
Se for realizar o pós processamento, você consegue estes valores no software de pós processamento.
Se o levantamento for feito em modo RTK você precisa exportar o shapefile do projeto (que é o único que possui o desvio padrão das 3 coordenadas (LLH).

@joao.reberte, qual o tipo de antena devemos utilizar no site do IBGE?

Os receptores da EMLID não possuem antena no PPP do IBGE. Para que o resultado seja correto, deve ser acrescido na altura da antena o offset até o centro de fase.
Sugiro dar uma lida neste tópico da documentação:
Montando o Reach RS/RS+ (Figura 5)

O offset da parte inferior do receptor até a antena é de 65mm. Porém, quando utilizado o adaptador de rosca de 1/4" para 5/8" (imagem abaixo)deve também somar o tamanho deste adaptador que é de 21.5mm.

Deve ser adicionado a altura da antena, quando utilizado sem adaptador 65mm = 0,065m
Se utilizado adaptador, adicione 65+21.5mm = 0,065+0,0215 = 0,0865m

Já peguei como costume sempre medir até o centro da fase mesmo, então não irá mudar nada.

@joao.reberte, obrigado novamente.

Tudo bem! Bom trabalho!

This topic was automatically closed after 100 days. New replies are no longer allowed.