Correção da base usando PPP do IBGE resulta em erro grosseiro (+18 metros)

Boa noite pessoal,
Estou fazendo um levantamento para posterior certificação no INCRA, utilizando o Reach RS+. A sequência de trabalho foi conforme segue:

• Posicionei minha base (utilizei RTK, base+rover) num lugar aberto, onde imaginei que conseguiria coletar todos os pontos do perímetro - e deu certo;

• Como não havia nenhum marco geodésico por perto, posicionei a base em cima de um marco que eu materializei (piquete), utilizei a base no modo average single e obtive as coordenadas aproximadas daquele ponto (E1);

• Realizei todo o levantamento do perímetro, todos os pontos fixos;

• Voltei ao local do levantamento uma semana depois, posicionei a base em cima do E1, e deixei rastreando dados brutos por aproximadamente 12 horas, para ter o ponto preciso da minha base;

• Converti os dados em *.ubx para RINEX, utilizando o RTKCONV, nestas configurações:

Capturar

2

• Porém, ao criar o relatório do PPP no site do IBGE, o ponto ficou aproximadamente 18 metros ao sul de onde deveria estar;

• Algumas semanas depois, realizei um novo rastreio de dados brutos, em cima de um marco conhecido, que um colega havia feito um PPP utilizando um Reach RS2; o resultado foi similar, completamente deslocado do ponto onde deveria estar.

Abaixo segue parâmetros que estou utilizando na base:

Sei que estou fazendo algo errado, mas não consigo achar o erro. Quem puder me ajudar, agradeço.

Você determinou a coordenada em modo de posicionamento simples (erros na casa de 4~10m).

Depois você mandou o rinex desse mesmo ponto levantato outro dia para o IBGE para ser calculado por PPP.

Se for isso, vai dar erro mesmo, muito grande, pois você está comparando uma coordenada determinada em average (por posicionamento simples/navegação) com coordenadas do PPP de alta precisão.

E você ainda tem que considerar que os pontos que você levantou com RTK estão associados à coordenada determinada por single average, então todas as coordenadas do rover estarão referenciadas a essa origem, e terão os mesmo deslocamentos de 18m em relação ao ponto determinado por PPP.

O certo é corrigir agora a coordenada dos pontos rover, com as coordenadas determinadas pelo PPP.

Abraços

Tiedtke

Olá @tiedtke, grato pela sua pronta resposta.

Concordo com você neste ponto, indiscutível.

Aqui que está meu problema. Comparei o PPP feito pelo meu Reach RS + com um feito por um colega com um Reach RS2, e o erro do meu aparelho persistiu. Deveria ter dado dois valores muito próximos.

Ah, também tem esse “detalhe”, o seu RS+ é só L1, o RS2 é L1/L2 … não se pode obter alta precisão com PPP com receptor só L1.

Você deve confiar nas coordenadas calculadas pelo IBGE para os dados do RS2 do seu amigo, e corrigir as coordenadas coletadas com o seu rover (que você pegou com RTK) com essas coordenadas do RS2.

Atenciosamente,

Thiago Tiedtke dos Reis

1 Like