Configuração das constelações para o Sul do Brasil

Olá, gostaria de saber se a precisão do posicionamento para o Alcance M2 é influenciada se eu não utilizar todas as constelações. Devo deixar alguma de fora (Galileo, Beidou, Glonas, Gps, Qzss) aqui no sul do Brasil, mais precisamente zona 22S?
Fiz essa pergunta porque em um levantamento a 29Km da base do IBGE tive diferenças de até 20cm em dias diferentes.

Bom dia!!!
A inclusão ou exclusão de constelações com certeza irá influenciar.
Porém, não há um regra geral.
Tem que analisar em casa situação o uso ou não de determinada constelação.

Por exemplo: sabemos (comprovado cientificamente) que o Glonass “atrapalha” em levantamentos com bastante obstrução por vegetação.

Outra coisa. Dependendo do local que você está na região Sul, o horário após ao meio até a meia tarde é ruim de sinal GNSS.

A diferença de 20cm que você encontrou pode ocorrer por vários motivos.
Inclusive vale lembrar que as bases do IBGE não utilizam todas as constelações e bandas.
Então, não adianta você ter um receptor rover que “aceite” tudo mas a sua base é limitada.
Solução para isso eu encontrei montando bases Ntrip privadas, com ótima configuração e baixo custo. Caso queira saber mais só me chamar no privado.

Outra coisa que pode estar atrapalhando na correção é a configuração das frequências de sinal recebido pelo M2.

1 Like

Bom dia Maurício, já me deu uma luz. Acredito que pelo local do levantamento estar a 29km da base do ibge, este erro propagado se justifique. Penso em voltar a campo e colocar uma base local e refazer os pontos de limites do terreno, eliminando o erro propagado. Daí eu faço um ppp da base local.
Muito obrigado!

Certo,
Ou você pode fazer um levantamento estático, ou semicinemático concomitantemente ao RTK.
Assim terá dados para fazer um pós processamento e verificar a precisão dos pontos.

Qual configuração de hardware você tem ai?

Oi Maurício, hardware seriam os equipamentos?
Tenho dois módulos M2, powerbanks e antenas Beitian.
Processamento não tenho muita prática. Com emlid stúdio não tenho bons resultados, nem no estático nem stop and go.
Geralmente faço PPP quando preciso usar minha base estática.
Alguma coisa tenho que fazer porque é complicado fazer o mesmo levantamento em dias diferentes e ter toda essa discrepância.

Tente deixar um M2 como base mandando correção Ntrip e o outro como rover recebendo, e faça testes nos mesmos pontos que coletou com a base do IBGE.
Já terá uma boa base.
Talvez o problema esteja na correção recebida do IBGE.

This topic was automatically closed 100 days after the last reply. New replies are no longer allowed.