Base para NTRIP utilizando Reach M2

Boa noite colegas, alguém aqui já utilizou o Reach M2 (mais antena GNSS) para criar uma base para NTRIP? Algum case de sucesso?
Obrigado.

1 Like

Boa tarde!

Irá funcionar sem problemas. O que precisa estar atento é que, mesmo que a antena que você coloque no M2 seja capaz de rastrear N diferentes frequências das constelações GNSS, a placa Emlid que irá ditar o que será rastreado e enviado como correção. Veja o catálogo do M2 para mais informações.

Oi Pedro, grato pela sua resposta. Estou pensando em montar uma base em meu escritório utilizando justamente o M2. Você sabe me dizer se é possível ter aproximadamente 10 metros de cabo entre a antena GNSS e o M2? Há alguma perda de sinal expressiva? Alguma medida máxima de cabeamento recomendada?

O tamanho do cabo em nada interfere na qualidade dos sinais enviados, vide as bases da RBMC, por exemplo, e a distância que ela fica dos servidores a elas plugados nos locais de instalação das antenas. O cabo precisa apenas ser de boa qualidade.

Oi Pedro, novamente muito obrigado pelo seu retorno. Alguns colegas (que inclusive nem frequentam esse fórum) me falaram sobre o seu vasto conhecimento tecnológico a respeito dos equipamentos Emlid, e eles têm toda a razão.
Aproveitando o tópico, qual seria a melhor antena GNSS para se utilizar? Sei que a Emlid recomenda uma antena helicoidal da marca Tallysman, porém achei ela um pouco frágil para tal aplicação. Eu poderia usar esta aqui?

Obrigado novamente!

1 Like

Bom dia!

Vou mandar uma imagem da documentação do RINEX 3, mostrando qual a frequência de L2 que os Emlid são compatíveis. A antena precisa rastrear L2C, os receptores Emlid não rastreiam L2P.

Aparantemente é compatível com o M2, conforme resposta do vendedor nas perguntas feitas.

Olá Pedro! Me recomendaram no lado gringo do fórum essa antena aqui:

Qual sua opinião?

Boa também, dá certinho de usar, é compatível com as bandas que o M2 rastreia.

Veja, futuramente caso avance na compra, como irá calcular a coordenada da base, como modelo de antena e essas coisas.

Ótimo, grato pela resposta.
Falando um pouco de rádio LoRa (e fugindo do NTRIP inicial…) existe algum outro módulo de rádio LoRa que eu possa usar no M2, ao invés de usar o que é vendido pela Emlid? E que consiga se comunicar com um RS2?
Aqui já estamos falando de usar o M2 como base e o RS2 como rover.

Sobre esse hardware não sei responder. Se o equipamento envia correções nas frequências suportadas pelo RS2, irá atender sem problemas.

Alguns clientes no sul do Brasil tem utilizado rádios externos Harxon, um potente na base, geralmente 35W, um mais básico no rover, de 1w, com comunicação externa via Bluetooth para envio e recebimento de correções, conseguindo ir a uma distância maior. Para mais informações, entre em contato com o pessoal da GeoSurvey. Pode ser que o M2 seja uma limitação nessa utilização, precisando de um hardware externo com bluetooth para comunicação com o rádio externo, mas se for do seu interesse, é uma alternativa.

1 Like

A post was split to a new topic: Can M2 run 24/7?

This topic was automatically closed after 100 days. New replies are no longer allowed.